Panda Bear, “People Party”

pandatitle.jpgMike era um perfeito desconhecido, dono de um site chamado Eat Tapes. Continua a ser um perfeito desconhecido para a maioria, mas fez algo que é de louvar – depois de ficar a saber que o Panda Bear (que na verdade se chama Noah Lennox) tinha planeada uma tour de apresentação do seu último álbum, “Person Pitch”, decidiu fazer uns vídeos disso. Entrou em contacto com o próprio Panda Bear para planear a coisa. Depois de filmados três concertos (em Baltimore, Philly e Nova Iorque), eles então acharam que seria uma boa ideia fazer-se um DVD, aproveitando o registo em vídeo.

Mas o que, como ia eu a dizer, é de louvar, é que Mike disponibilizou na Internet o DVD (intitulado “People Party”) na sua totalidade para quem quiser fazer download. Aliás, ele fez muito melhor que isso – a ideia inicial era fazer mesmo um DVD em formato físico que enviaria por correio (sim, o velhinho das cartas e selos e assim) de forma totalmente gratuita a quem quisesse. Mas devido ao elevado número de encomendas, teve de passar a cobrar 5 dólares por cada encomenda para cobrir os custos. Depois, devido a problemas legais, e com a ajuda mais uma vez do próprio Panda Bear, finalmente decidiu pôr o DVD para download em torrents (The Pirate Bay), programas P2P (Soulseek), entre outros – incluindo o YouTube onde o DVD está dividido em três vídeos diferentes: Part I, Part II e Interview.

Quanto ao que pode ser visto no DVD, vale a pena dizer em primeiro lugar que este não é um DVD vulgar cheio de grande produção e qualidade áudio e vídeo. É filmado com uma câmara normal por uma pessoa não profissional na área. No entanto, não é isto que faz de “People Party” um mau DVD.

O que Mike fez foi filmar três concertos diferentes, tal como eu já tinha referido. Depois, escolheu o que ficou com o melhor som entre eles. E é o som desse concerto escolhido por Mike que se ouve do inicio ao fim. Quanto à imagem, ao longo do DVD vamos vendo os três concertos, num trabalho de corta e cola muito bem feito, onde caso não fosse a constante mudança de roupa de Panda Bear, seria muito difícil perceber que as imagens não pertenciam todas à mesma actuação.

Neste DVD, é sobretudo interessante (pelo menos para quem nunca o viu ao vivo), ver a música dele a ganhar forma ao vivo. O modo como ele consegue transportar do álbum para um concerto todos aqueles loops, a sua maneira de cantar um pouco fora do comum e o ambiente gerado pelas suas músicas. Outra coisa que chama à atenção é que não há intervalos entre as músicas, ele liga-as todas e a actua mais de uma hora (pouco mais) de seguida. A grande salva de palmas por parte do público apenas se ouve no fim, portanto.

Depois ainda há a mais de dez minutos de entrevista – Mike a entrevistar Panda Bear. No mínimo, um DVD bastante interessante, que surge de uma boa ideia e da simpatia de um anónimo e de um músico que nos deu dois dos melhores álbuns de 2007 – “Person Pitch” a solo, e “Strawberry Jam” com os Animal Collective.

 

Para mais informações, vale a pena visitar a página do “People Party” no Eat Tapes.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 211107.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: