2007: O Melhor da Música

Definir o que é bom e mau é sempre algo de muito subjectivo. Este caso, o dos álbuns de música, não é excepção – ainda por cima, quando se comparam álbuns tão diferentes entre si.

Na lista deste blog, vamos apenas apresentar os álbuns que mais gostámos e demos atenção durante este ano de 2007. Os álbuns estão por ordem alfabética e não por ordem de preferência porque a posição de um ou outro álbum, acaba sempre por depender um pouco da disposição do momento.

Por isso aqui fica a nossa lista dos que são para nós os melhores álbuns e canções deste ano (e claro que muito boa coisa ficou de fora).

 

 

top07_fpl.png

Melhores Álbuns

Akron/Family, “Love Is Simple”
Animal Collective, “Strawberry Jam”
The Arcade Fire, “Neon Bible”
Au Revoir Simone, “The Bird of Music”
Clã, “Cintura”
Interpol, “Our Love to Admire”
JP Simões, “1970”
Klaxons, “Myths of the Near Future”
LCD Soundsystem, “Sound of Silver”
M.I.A., “Kala”
The National, “Boxer”
of Montreal, “Hissing Fauna, Are You the Destroyer?”
Panda Bear, “Person Pitch”
Patrick Wolf, “The Magic Position”
Radiohead, “In Rainbows”
Thurston Moore, “Trees Outside the Academy”

 

Melhor Canção

Satan Said Dance, dos Clap Your Hands Say Yeah

 

Destaques do Ano

Destaque para o álbum “Strawberry Jam” dos Animal Collective. Neste álbum aproximaram-se um pouco mais do formato canção, mas não deixaram de parte o experimentalismo que sempre os caracterizou. Deram-se assim a conhecer a mais gente em 2007, apesar de a qualidade que se apresenta neste álbum já estar presente nos seus álbuns anteriores. A boa recepção por parte da crítica/público que “Person Pitch” do Panda Bear teve, também ajudou a este (ainda que muito) pequeno fenómeno. Alguém já os chamou de Radiohead dos 00s.

Outro destaque para o “Neon Bible”. A banda canadiana não se deixou abalar com a pressão imposta depois do clássico instantâneo que foi “Funeral” em 2004. “Neon Bible” é um álbum fenomenal, onde não se limitaram a aproveitar algumas das fórmulas do sucesso do álbum anterior. Ter os dois primeiros álbuns com esta qualidade não é algo que seja veja todos os dias. A banda da década?

De 2007 também convém destacar o tão falado “In Rainbows” dos Radiohead. Independentemente da qualidade ou não do álbum (que a tem, e muita, diga-se) esta foi uma excelente iniciativa por parte da banda de Thom Yorke. Não vale a pena alongar-me mais – já tudo foi mais que dito. O primeiro passo da revolução na indústria discográfica foi dado…

Por último, era injusto não referir os of Montreal, banda que este ano lançou um óptimo álbum e também um EP que não lhe fica muito atrás. Caso tivesse optado por fazer uma lista das melhores canções do ano mais completa, com certeza iriam aparecer algumas canções destes dois registos.

 

 

 

top07_acg.png

Melhores Álbuns

Andrew Bird, “Armchair Apocrypha”
Interpol, “Our Love to Admire”
Klaxons, “Myths of the Near Future”
M.I.A., “Kala”
Patrick Wolf, “The Magic Position”
Radiohead, “In Rainbows”

 

Melhores Canções

Jimmy, da M.I.A.
North American Scum , dos LCD Soundsystem

 

Destaques do Ano

O destaque deste ano vai ter de ser dado a Patrick Wolf. Depois de ter lançado o colorido “The Magic Position”, deu 3 fantásticos concertos em Portugal que com certeza ficaram na memória de muita gente. Patrick para além de ser muito bom executante, produz canções pop com uma originalidade contagiante e sabe apresenta-las ao público com uma irreverência muito característica. Com muita pena minha esta talvez tenha sido a última oportunidade para vê-lo ao vivo, uma vez que Patrick Wolf anunciou que ia deixar os palcos.

Destaque, também, para M.I.A. e LCD Soundsystem que lançaram músicas absolutamente viciantes. Jimmy leva-nos directamente para Bollywood em cenários de guerra (uma coisa comum nas musicas de M.I.A.) e North American Scum é uma dançável crítica da actual sociedade Norte Americana que produziu o momento mais animado e descontrolado do SBSR deste ano.

Andrew Bird continua a assobiar divinamente num novo álbum muito bem constituído. Os Interpol não desiludiram (quer no novo álbum quer nos concertos que deram em Portugal) mostrando que conseguem bem aguentar a pressão depois do genial Turn On The Bright Lights e do muito bom Antics.

Um último destaque para o inevitavelmente In Rainbows, pois um álbum de Radiohead nunca pode passar despercebido.

Anúncios

~ por FPL 9000 em 171207.

Uma resposta to “2007: O Melhor da Música”

  1. Têm aí os meu favoritos, sim ;)

    Para verem a lista completa, passem lá no blog ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: