Música de poucos bits

Bitpop, chiptune, nintendocore – tudo isto são palavras que se referem a estilos de música baseados nas bandas sonoras de videojogos das já velhinhas consolas de 8-bit. NES, Master System, Atari 7800 e Game Boy eram as protagonistas.

Ainda hoje, existe em muita gente um certo fascínio ou quase que uma cultura à volta dessa geração de consolas (e até de outras anteriores) que surgiu no Japão em 1983 com a NES, e acabou anos mais tarde, com o fim do Game Boy. Daí, surgem as várias bandas que praticam os tipos de som que falei. E não se pense que são bandas que vivem no MySpace e sites do género – não, eles lançam álbuns regularmente e dão concertos como todas as bandas.

Apesar de se aproximarem mais do chamado screamo, existe uma banda já bastante conhecida do público em geral que é muitas vezes catalogada como sendo nintendocore – falo dos Enter Shikari, banda cujo single «Sorry, You’re Not a Winner», muitos já devem ter ouvido no segundo canal da MTV.

Com um som já mais próximo do que se podia ouvir nas velhas consolas, e portanto, bem mais próximo da essência destas “músicas 8-bit” temos por exemplo os YMCK, banda originária de Tóquio, e que conta já com dois álbuns de originais – devido à voz da sua vocalista, chega a fazer lembrar Deerhoof. Outro projecto interessante nesta área é o de um rapaz escocês de 22 anos “chamado” Sabrepulse. O seu álbum “Famicom Connection” tem algumas boas canções, algo originais.

O álbum de Sabrepulse, é também um excelente exemplo das boas capas de álbuns que acabam por surgir neste género de música – geralmente baseadas no grafismo que as tais consolas nos apresentavam. Para além da capa de “Famicom Connection”, deixo aqui outras que encontrei e acabei por gostar. Capas sempre muito pixelizadas, como convém.

 

 

sabrepulse.jpg
Sabrepulse, “Famicom Connection”

 

jkp.jpg
JKP, “Bleep Bleep Booom Booom”

 

kolakid.jpg
Kola Kid, “(9 013 248 bytes)”

 

nullsleep.gif
Nullsleep, “Depeche Mode Megamix”

 

tom7.png
Tom 7 Entertainment System, “Robots Sexing Each Other”

 

ymck.gif
YMCK, “Family Music”

 

Para acabar o post, deixo aqui uma música de cada um dos projectos que falei acima. Apesar de isto não um género de música que eu oiça frequentemente (nem nada que se pareça), de vez em quando acho interessante explorar o género – primeiro porque gosto desta “cultura”; segundo porque acaba sempre por surpreender o que é possível fazer com estes recursos, aparentemente tão limitados.

» “Purple Haze” dos Sabrepulse
» “Synchronicity” dos YMCK

 

P.S.: Eu pouco conheço deste género de música – falei apenas em dois dos poucos artistas que conheço dentro do género. Por isso pode ser se façam coisas bem melhores por aí. As sugestões tanto de outras bandas, como capas ou factos que achem interessantes são bem-vindos nos comentários.

FPL 900
Anúncios

~ por FPL 9000 em 090108.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: