Nano

No passado dia 18 foi lançada a primeira pedra daquele que virá a ser Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL).

E foi uma primeira pedra sem dúvida especial. Trata-se de um padrão xisto-grauváquico com cerca de 500 milhões de anos extraído de um dos maciço rochoso localizado na fronteira entre Portugal e Espanha. Esta pedra tem mais uma particularidade: uma inscrição à escala nanométrica com a sigla “INL” . Esta inscrição, apenas visível através de técnicas de microscopia electrónica, foi gravada numa placa de silício de 1 por 2 cm, realizada por deposição controlada de um metal a partir da agulha de um Microscópio de Força Atómica (AFM) (na imagem a baixo). E está contida numa área de 500 por 350 nm com uma espessura de 2 nm. Para se ter uma ideia destas dimensões, a relação entre a inscrição e a placa de silício e é semelhante a uma cabeça de alfinete e um campo de futebol, o que é sem dúvida impressionante.

inl.jpg

Este tipo de tecnologia será concerteza muito útil em vários campos da ciência, desde dispositivos electrónicos a áreas emergentes da saúde como a Engenharia de Tecidos. Esperam-se grandes descobertas deste centro de nanotecnologia.

ACG 9000
Anúncios

~ por ACG 9000 em 220108.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: