“Paranoid Park” de Blake Nelson

paranoidpark.jpg“Paranoid Park” é um livro de Blake Nelson, lançado em 2006, que o ano passado deu origem a um filme com o mesmo nome, realizado por Gus Van Sant.

É um livro muito simples, quer em termos de escrita, quer em termos de complexidade do enredo, o que o torna bastante acessível. Também não poderia ser de outra forma, já que este é visivelmente um livro escrito para um público mais adolescente.

A história é-nos contada por um jovem skater, que vê a sua vida mudar por completo, depois de um trágico acontecimento que ocorreu perto de um parque de skates chamado Paranoid Park – parque esse, frequentado por gutter punks (punks sem abrigo, que vivem à margem da sociedade), onde as regras são uma coisa inexistente e os “betinhos” não são bem-vindos.

Nessa noite, surge então o dilema que o vai atormentar ao longo da narrativa. As reflexões sobre o tal acontecimento e sobre o mundo que o rodeia são o prato forte deste livro. “Paranoid Park” está também repleto de referências ao quotidiano de um adolescente – graffitis, iPods e ténis Vans são algumas delas.

Apesar da simplicidade já referida, o livro trata de assuntos pouco lineares, para além dos mais variados problemas de um adolescente. Não é portanto, um livro básico – Blake Nelson consegue tratar os referidos temas de uma forma adulta sem cair nos facilitismos e diálogos fúteis e previsíveis de muitos livros e séries de televisão que tentam seguir os mesmos temas, sem nunca no entanto o conseguirem fazer de forma interessante e realista. Não há aqui juízos de valor, nem moralismos.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 220108.

3 Respostas to ““Paranoid Park” de Blake Nelson”

  1. Boa noite, não li o livro, mas vi o filme realizado por Gus Van Sant. A realização está grandiosa e penso que, pelo que dizem, faz então jus ao livro. Está mesmo muito boa.

  2. Sim, também já vi o filme e concordo com o que dizes, adorei-o! A diferença mais óbvia entre o livro e o filme, é que o livro parece mais orientado para adolescentes, enquanto o filme não, é uma coisa mais adulta. No entanto vale também a pena de ser lido, gostei muito (como aliás disse no post :P).

  3. Amei o filme mas o livro é realmente muito melhor.
    É meu livro preferido, sem dúvidas :) RECOMENDO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: