A rainha está morta

Decorria o ano de 1986, quando a banda inglesa The Smiths lança o álbum que é considerado por muitos, como a sua maior obra-prima, e também por muitos outros, como um dos melhores álbuns de sempre. Fala-se, claro está, de “The Queen is Dead”. Grandes clássicos como There Is a Light that Never Goes Out ou Bigmouth Strikes Again são ainda hoje, passados mais de 20 anos desde o seu lançamento, músicas que fazem parte do dia-a-dia de muitos fãs da banda, e não só.

Como em muitos outros álbuns clássicos, a capa acaba, ou por mérito próprio ou por arrasto, ter os seus “cinco minutos de fama” e tornar-se tão reconhecível e mítica como as próprias músicas. E a algo misteriosa capa deste “The Queen is Dead” é disso exemplo.

 

thequeenisdead.jpg

 

Alguns anos antes do lançamento deste álbum, em 1964, um actor francês chamado Alain Delon, protagonizava um filme de seu nome “O Insubmisso” (de título original “L’Insoumis”). A fotografia em tons esverdeados que está presente nesta capa, é então uma imagem desse mesmo filme. Um dos ídolos de Morrissey é (ou era) precisamente este actor francês, de tal forma que o músico disse numa entrevista em 2003, que a única coisa que guardou das gravações do álbum, é uma carta escrita por Alain Delon, onde este fala sobre esta capa. Alain Delon ainda é vivo e o seu último papel, foi o de Júlio César, no filme deste ano, “Asterix at the Olympic Games”.

O facto de aparecer alguém aparentemente morto na capa do álbum, é tido para alguns, como que um sinal do fim de uma época. A morte da rainha significaria o fim das tradições aristocráticas ingleses e começo de uma nova “ordem”.

Ultimamente a capa deste álbum também passou a fazer parte de uma teoria da conspiração que relaciona Morrissey com a morte de Diana. Para os interessados nesta teoria, é descobri-la aqui.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 090208.

Uma resposta to “A rainha está morta”

  1. a there is a light that never goes out foi, e muito bem, escolhida como uma das melhores musicas romanticas de smp. Não me lembro é por qual revista :D

    **

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: