10 anos de “In the Aeroplane Over the Sea”

Um dos grandes álbuns da década passada, foi lançado, faz precisamente hoje, 10 anos – falo de “In the Aeroplane Over the Sea” dos Neutral Milk Hotel, banda que faz parte do colectivo Elephant 6. Um álbum que não tem momentos maus, e mais que isso, em que em cada segundo existe uma rara beleza.

 

 

nmh_itaots.jpg
Uma capa algo surrealista, feita através da colaboração entre Jeff Mangum e um designer dos R.E.M., chamado Chris Bilheimer.

 

O grande responsável por esta obra, Jeff Mangum (co-fundador do Elephant 6), tem aqui algo de que se poderá orgulhar até ao fim da sua carreira. “In the Aeroplane Over the Sea” é um álbum criado a partir das emoções que ele sentiu depois de ler o “Diário de Anne Frank” e dos consequentes sonhos que teve sobre uma família judia durante a 2ª Guerra Mundial – o músico tentou explorar o lado bonito que existe no terrível destino de Anne Frank. No meio das letras algo abstractas do álbum, existem mesmo citações retirados do diário. Este álbum, vem provar (não que o fosse preciso) que o que é belo pode também ser triste.

A voz inconfundível de Jeff Mangum, a simplicidade das músicas, as melodias que tocam a perfeição e os instrumentos de sopro que têm aqui grande importância, são os alicerces essenciais desta obra.

Pouco tempo depois do lançamento do disco, e apesar das excelentes críticas que obteve por parte da imprensa e público, Jeff Mangum anunciou o hiato da sua banda por tempo indeterminado. Desde aí, a sua actividade musical foi pouco além de alguns concertos, e de colaborações com bandas do Elephant 6, como por exemplo com os The Olivia Tremor Control. Aliás, o seu “desaparecimento” já deu asas a algumas informações falsas a circular na internet. Terá, Jeff Mangum, medo de não se conseguir superar?

Entretanto, o álbum vai exercendo ainda a sua forte influência na música indie actual. Por exemplo, Win Butler dos canadianos The Arcade Fire, diz que o álbum é a principal razão porque quis que a sua banda assinasse pela editora independente Merge Records. Jesse Lacey dos Brand New vai mais longe, e considera este, o melhor álbum de sempre. E Karen O, dos Yeah Yeah Yeahs diz que a razão de ter começado a cantar, foi Jeff Mangum.

Vale a pena ter esperança no seu regresso? Contentava-me com um concerto deles.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 100208.

Uma resposta to “10 anos de “In the Aeroplane Over the Sea””

  1. Esse álbum \o/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: