Arthur C. Clarke (1917 – ∞)

arthurcclarke.jpg

Arthur C. Clarke contribuiu de inúmeras formas para a divulgação e avanço da ciência.

O seu trabalho na ficção cientifica inspirou o filme “2001: Odisseia no Espaço”, baseado na sua obra “The Sentinel” (1948) e reescrita pela altura da realização do filme já com o título “2001: Odisseia no Espaço”.

Arthur C. Clarke escreveu no entanto, ao longo da sua vida, dezenas de livros com bastante relevância. Era um apaixonado pela astronomia e pela ideia de haver vida inteligente fora do planeta Terra. No seu 90º aniversário, Arthur, afirmou o desejo de um dia falar ao telefone um extra-terrestre. Ao que se sabe, tal não foi possível.

Para além da ficção, Arthur, foi um visionário, estruturando o conceito de satélites geo-estacionários de comunicações. Foi também num livro de sua autoria chamado “Extra-Terrestrial Relays – Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?”, que a órbita de aproximadamente 36,000 km à volta da linha do equador que hoje os satélites usam, ganhou popularidade, sendo baptizada como Órbita de Clarke, em sua homenagem. Outra “profecia” de Arthur, foi a chegada do Homem à Lua antes do ano 2000, as viagens espaciais e a importância dos computadores na vida quotidiana. Afirmou ainda que “nos próximos 50 anos, milhares de pessoas viajarão para a órbita da Terra, e depois para a Lua e para lá dela. Um dia, as viagens espaciais e o turismo espacial tornar-se-ão quase tão comuns como as viagens para destinos exóticos no nosso planeta”.

Foram muitas as homenagens que Arthur C. Clarke foi recebendo ao longo dos anos, algumas delas curiosas, exemplo disso são um asteróide foi chamado de 4923 Clarke e um dinossauro descoberto na Austrália, foi chamado de Serendipaceratops Arthurcclarkei – aliás, foi ainda em miúdo e com os dinossauros que Arthur se começou a interessar pela ciência.

Arthur C. Clarke também ficou conhecido pela sua preocupação em relação ao meio ambiente e o seu cepticismo em relação à religião. Na comunicação do seu 90º aniversário, desejou que a humanidade “se liberte da sua actual dependência do petróleo e adopte fontes de energia limpas”.

Arthur, partiu ontem com “noventa órbitas em volta do sol”.

starchild2001.jpg

Um homem que será merecidamente recordado por muito tempo, que nos deixou uma vasta e importante obra.

FPL 9000 & ACG 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 190308.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: