Zé Pedro dá-nos uma pequena lição

Apesar de pouco conhecer o seu trabalho enquanto guitarrista dos Xutos & Pontapés, e não ser grande fã desta banda (embora a respeite bastante e reconheça que são uma grande banda), eu gosto muito do Zé Pedro – digo-o depois de tudo o que já li sobre ele e fui conhecendo ao longo do tempo – é das pessoas que dá gosto ouvir falar de música, e isto deve-se essencialmente a duas coisas: sabe muito (faz por isso) e fala com muito gosto, nota-se.

Aliás, no início de “Não Sou o Único”, uma biografia de Zé Pedro, escrita pela sua irmã Helena Reis, tem lá um pequeno diálogo que mostra bem isso, e que aqui transcrevo:

– Está, Zé Pedro? Lembras-te do Nuno, filho do Luís? Ele quer fazer um trabalho para a Faculdade acerca dos Sex Pistols. Tens alguns livros ou revistas que lhe emprestes?
– Ele que venha falar comigo.
– Falar contigo? Mas tu tens tempo?!
– Eu tenho SEMPRE tempo para falar de Rock’n’Roll…

Na rádio Radar, o Zé Pedro tem de momento um programa diário chamado “Zé Pedro Rock & Roll”. Todos os dias, ele escolhe uma música para passar… mas antes, fala sobre a mesma. E não tendo eu um gosto musical em tudo semelhante ao dele, posso dizer que depois de ouvir as suas palavras, sabe sempre bem ouvir a sua escolha.

No entanto ele tem um problema – falta-lhe o jeito para falar numa rádio. Baralha-se no meio das frases, às vezes dá erros sintácticos, a sua pronúncia nem sempre é a melhor, e parece que é a primeira vez que fala em público.

Mas é engraçado ver que no fim aquilo resulta na mesma. Às vezes (ou quase sempre) o gosto e vontade de se fazer algo, é realmente o mais importante. O resto tem também a sua importância, mas não deve nunca ser posto em primeiro plano – senão o fundamental (ou conteúdo) pode-se perder.

O Zé Pedro gosta muito de música e dedicou-lhe a vida, e para ele e para quem o ouve isso é que importa.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 280508.

Uma resposta to “Zé Pedro dá-nos uma pequena lição”

  1. è verdade que é um gosto enorme de ouvi – lo , pois o pessoal aprende muito com ele , digo isto porque em 2007 tive com ele numa palestra e fiquei colada na cadeira até a ultima palavra que o zé disse
    adoro musica e ele é um dos melhores guitarristas que temos
    espero que ele continue assim um lutador, um sonhador e acima de tudo uma pessoa que faz pela musica em porugal.

    XUTOD SEMPRE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: