Obama

barack_obama2

Ontem à noite fez-se história, e pelas melhores razões. Barack Obama não tinha à partida o perfil adequado para se candidatar à Casa Branca, mas ainda assim foi eleito pelo povo americano para ser o próximo presidente dos EUA. Isto pode ter sido causado por uma boa ou por uma má razão – a boa é isto ser o “despertar” da população de um dos países mais poderosos do mundo; a má, é que pode ter acontecido isto apenas devido ao hype gerado à volta do candidato democrata.

De qualquer das formas, ainda bem que este ganhou. Os EUA precisavam de alguém com vontade de mudança, alguém carismático que puxasse pelas pessoas – alguém que só pelo simples facto de ser eleito presidente, fizesse abalar muitas estruturas e ideais americanos.

Ainda relativamente à campanha para estas eleições foi triste verificar que em 2008, o facto de Barack Obama não ser branco, tenha sido um factor tão crucial e falado. Daí na minha opinião esta vitória histórica também tenha sido importante – da próxima vez a coisa pode ser diferente. Foi também “engraçado” ver a dificuldade que os americanos tiveram em aceitar um candidato que não consideram 100% americano – quando são eles que tentam impor desde há décadas os seus costumes e modelos ao resto do mundo, por vezes à força e passando por cima de tudo o que é moralmente aceite. Um pequena lição também nesse aspecto.

Mesmo assim, de forma alguma vejo em Barack Obama uma representação dos ideais em que acredito, nem tão pouco um salvador – os EUA vão continuar a ser um país que não vai olhar a meios para atingir os seus fins, e uma boa parte dos americanos vão continuar a ser os fantoches, hipócritas e “mentes fechadas” que sempre foram. Mas só em Janeiro é que se vai começar a perceber o que Obama vai fazer pelos EUA e pelo mundo, e espero que aconteça uma inversão da actual tendência.

Ele sozinho não vai ser capaz de mudar (quase) nada, mas com este despertar para a política por parte do povo norte-americano que houve nos últimos meses, pode ser que este seja o início de uma nova fase. Caso Obama seja o que promete, esta é uma oportunidade que não pode mesmo ser perdida.

FPL 9000 e ACG 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 061108.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: