The Cure, “4:13 Dream”

A excelência de outros tempos já lá vai, mas ainda assim os Cure têm, até à presente década, conseguido manter um bom nível na qualidade do material produzido deste então (talvez daí o sucesso da sua longevidade, que poucos conseguem). Exemplo disso, é “The Cure”, o álbum que a banda de Robert Smith lançou em 2004, e que na minha opinião fica muito bem ao lado de outras das suas “obras maiores”. E pegando nesse mesmo disco, facilmente nos apercebemos de uma diferença óbvia em relação a “4:13 Dream” – as novas músicas estão bem menos negras das que se ouviam em “The Cure”, aproximando-se mais das de “Kiss Me, Kiss, Kiss Me”, por exemplo.

“4.13 Dream” começa muito bem com Underneath the Stars, um tema com mais de 6 minutos, que tem uma longa parte instrumental, a fazer lembrar algumas das melhores músicas que os Cure fizeram até aos dias de hoje. O que vem a seguir já nada tem a ver, e começa a revelar-se um ponto negativo deste álbum: uma espécie de falta de identidade. Seguem-se músicas a puxar ao lado mais pop dos Cure, como The Only One ou Freakshow, duas músicas bastante recomendáveis. Depois vem o que considero ser o segundo ponto negativo de “4:13 Dream”: tem alguma “palha” lá para o meio – canções que não sendo más, também não entusiasmam por aí além. Deixam ainda antever que se a ideia inicial de Robert Smith em fazer um álbum duplo tivesse ido para a frente, poderia ter dado maus resultados. À medida que “4:13 Dream” avança, a coisa melhora consideravelmente, e ouvem-se Sleep When I’m Dead (uma das minhas preferidas), e ainda The Scream (a preferida?) e It’s Over, duas músicas onde a banda aposta em sons mais pesados/negros, que resultam bem.

“4:13 Dream” está longe da maioria dos trabalhos anteriores dos Cure, mas acaba por ser um interessante conjunto de canções.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 121108.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: