“Confusion Is Sex” (1983)

Inicio agora uma série de posts onde falarei sobre vários álbuns Sonic Youth (não todos). Apresentá-los-ei por ordem cronológica, mas sem mais regras. Os posts aparecem quando aparecerem, e não terão uma estrutura definida – posso falar tanto da música, como de outras curiosidades e histórias por de trás dos álbuns. Serão textos pequenos.

Para os fãs da banda, pode-se dar o caso de aparecer um pormenor ou outro que desconhecem; para os não-fãs, pode ser uma forma de entusiasmarem por esta banda que é fora do comum em muitos aspectos, e que há mais de 20 anos (sem interrupções, nem fases menos boas), tem editado álbuns na sua maioria bastante aconselháveis – e um dos raros casos que me lembro de uma banda que passado tanto tempo ainda continua tão criativa, activa (além dos chamados “álbuns de estúdio”, os Sonic Youth já editaram 8 álbuns pela sua própria editora desde 1997, e cada um dos membros tem uma quantidade infindável de projectos paralelos e colaborações com outros artistas) e tão boa como quando começaram. Uma das minhas bandas preferidas, sem dúvida.


confusion

Em 1983, os três membros que até hoje são parte-integrante dos Sonic Youth estavam encontrados – Thurston Moore, Kim Gordon e Lee Ranaldo. Só ainda não haviam certezas em relação à bateria. De qualquer forma, foi neste ano que surgiu “Confusion Is Sex”, o primeiro registo em formato longa-duração da banda. Muito influenciados pela cultura underground de Nova Iorque, os Sonic Youth fizeram de “Confusion Is Sex”, um disco de procura de uma identidade e de exploração de novos sons (coisa normal naquela altura, na cidade que os viu nascer). Ainda assim, e apesar de estarem longe do que são hoje, já nessa altura criaram boas canções como é o caso de (She’s in a) Bad Mood, Protect Me You ou Shaking Hell. De “Confusion Is Sex” faz ainda parte uma cover ao vivo da música I Wanna Be Your Dog dos Stooges, ban que teve uma certa influência nos Sonic Youth.

“Confusion Is Sex” foi editado pela Neutral Records, editora de Glenn Branca, que já tinha editado material da banda anteriormente.

FPL 9000

Anúncios

~ por FPL 9000 em 191208.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: