Estranho…

benjamin-buttonO “Estranho Caso de Benjamin Button” é na realidade um caso muito estranho na área cinematográfica. E caso não tenham ainda visto o filme, aconselho a não ler o que se segue, sob pena de tirar toda a surpresa do filme. No entanto, se viram “Forest Gump” não haverá assim tantas surpresas quanto isso.

Durante este longo caso, com cerca de 3 horas, é retratada a vida de um homem que nasce velho e que vai rejuvenescendo com o passar do tempo. No entanto esta condição apenas afecta o aspecto físico de Benjamin e não as suas capacidades cognitivas. Apesar deste ser o aspecto principal do filme, na minha opinião não está bem explorado, perdendo-se na rebuscada história de amor entre Beijamin e Daisy.

Estranho, também, é a história de Benjamin ser contada a partir de um diário que a filha de Daisy lê à mãe no sei leito de morte durante a passagem de um furacão. Mais, para além de todo o flashback da história de Benjamin, ainda é contada a história de um relógio numa estação em que os ponteiros andam em sentido contrário. Talvez demasiada informação…Ao longo do filme é uma coisa que se nota, muita informação para tudo (se calhar menos para o essencial) sem dar muita oportunidade a imaginação do espectador.

Estranho: a falta de química entre Brad Pitt e Cate Blanchett, Brad Pitt ser bastante aborrecido nos anos de aparência mais nova, não conseguindo trazer um novo fôlego à história e demasiadas personagens cliché.

A nível da história é também estranho Benjamin abandonar repetidamente a família e esta acolhe-lo como se nada tivesse acontecido, os casos extra conjugais parecerem não só aceitáveis mas como uma boa acção, frases repetidas até à exaustão para ver se ganham significado, um símbolo de ressurreição enfiado a força (um colibri a voar no meio de uma tempestade…), a ideia que só Benjamin tem problemas com a morte dos entes queridos por envelhecer “ao contrário”,  o ridículo remate final do filme, entre muitos outros problemas do género.

Agora mais estranho que isto tudo é este filme (um bocado infantil) ser nomeado para tantos Óscares.

Ainda assim, acho que este filme vale a pena ser visto. Apesar das falhas,  a parte inicial com Benjamin envelhecido é mais interessante e o trabalho de caracterização é fantástico, assim como o modo como está filmado. No entanto, não se justifica o entusiasmo que tem vindo a criar.

ACG 9000
Anúncios

~ por ACG 9000 em 010209.

3 Respostas to “Estranho…”

  1. Ainda não vi o filme mas a tua crítica parece ensombrada por um paradoxo.
    A maioria dos Óscares são de categorias técnicas, penso teres respondido à tua dúvida do penúltimo parágrafo, no parágrafo seguinte. Talvez possas enumerar para qual das categorias as nomeações foram imerecidas e indicares 5 filmes que tenham sido melhores nessa categoria. Esse “estranho” soa-me a muito vago tendo em conta que o David Fincher parece ter alguns problemas de aceitação por Hollywood.
    Quando vir o filme farei um comentário mais aprofundado…

    • Quanto aos Óscares, estava-me a referir mais concretamente às categorias de Melhor FIlme e Melhor Actor Principal. Podem este ano até nem haver 5 filmes melhores (não sei se há ou não), a nomeação pode ser apenas sinal de um menor nível dos filmes de este ano. Por acaso até gosto bastante do David Fincher, se calhar foi por isso que fiquei desiludida com o filme. Mas quando o vires acho que vais concordar comigo em alguns pontos que falei.

  2. Hum… OK la para sabado te reponderei se sim ou se nao, mas nao percebi muitas das coisas que apontaste. Mas assim de repente parece haver muito preconceito na tua critica ou entao que existe alguma conspiracao por detrás deste filme para que receba premios :\
    E surreal esperar que um estudio invista 150 milhoes de dolares num filme critico ou niilista. Como tal, se tem que ser um melodrama, aceito e espero que me entretenha e toque: penso ser esta a funcao deste filme.
    Sem ver o filme, so excertos, e obvio que este filme abre novos horizontes no cinema em termos tecnicos. Talvez seja tao bom que nem seja perceptivel onde esta o Brad Pitt no filme. Tendo em conta aquilo que sei parece-me extremamente complicado para um actor fazer esta personagem em termos tecnicos. Poderiamos avalia-lo melhor se algum actor se tivesse deparado com o mesmo tipo de tarefa, mas nao creio que mais alguma actor o tenha feito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: