Informação/Entretenimento

O telejornal da SIC é um óptimo exemplo da desaconselhável mistura entre informação e entretenimento a que hoje se assiste.

As notícias de política, economia e de outros assuntos de interesse são intercalados com o caso Maddie (que neste momento não passa de uma telenovela), votações dos melhores vídeos da semana (sim, no telejornal!), ou reportagens sobre um pescador de Setúbal que se casou com uma investigadora francesa (é mesmo verdade). E se há uns tempos atrás essas “notícias” ficavam reservadas para o fim do telejornal ao lado de outras tão interessantes relativas aos maiores caldos verdes e pães com chouriço do mundo, por exemplo, hoje as coisas são piores porque já não existe essa (pequena, diga-se) separação. A tudo isto ainda há que juntar o 1/3 (se não for mais) do tempo do telejornal que é gasto à volta do futebol. Mas isso é sagrado…

telejornal-sic

Pergunto-me: porque é não fazem um telejornal de notícias a sério, mas mais pequeno e com mais interesse, e quando esse acabar, lá estão à vontade e põem no ar o “Jornal do Futebol”, “Jornal dos Casos de Polícia” (onde todos os portugueses que têm dotes de detective – 90%? – mas não o são, podem dar a sua opinião através de uma linha telefónica) ou o “Rei dos Jornais” (onde punham as notícias da idosa de 80 anos que matou o gato da vizinha, por exemplo)?

São ideias. É só para haver alguma distinção entre o que é importante e o que não é. Fazer da informação entretenimento só pode dar maus resultados.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 030509.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: