Lennon/Ono

Em 1969, John Lennon e Yoko Ono decidem formar um super-grupo. Sem nunca ter tido uma formação fixa, passou por lá Eric Clapton, Keith Moon (baterista dos Who), Phil Spector, e entre mais quase duas dezenas de músicos que ao longo dos anos foram entrando e saindo, também os restantes três Beatles colaboraram nos projectos da banda. Lennon e Ono chamam-lhe a Plastic Ono Band.

Em 1970, os dois decidem gravar um álbum “solo” com a colaboração da Plastic Ono Band. O álbum de John Lennon (o primeiro só a ele creditado) chama-se apenas “John Lennon/Plastic Ono Band”; o de Yoko Ono segue a mesma lógica e chama-se “Yoko Ono/Plastic Ono Band”. Foram ambos gravados ao mesmo tempo, nos mesmos estúdios com os mesmos músicos e equipa de produção, e editados no mesmo dia de 1970 – o dia 11 de Dezembro.

Também as capas são praticamente iguais. Uma fotografia do casal sentado por baixo de uma grande árvore no Tittenhurst Park, sua propriedade e residência na altura. A diferença é que no álbum de John Lennon, este encontra-se encostado a Yoko Ono; e já no de Ono passa-se o oposto, é ela que está encostada no ex-Beatle.

“John Lennon/Plastic Ono Band”

“Yoko Ono/Plastic Ono Band”

As fotografias foram tiradas com uma máquina doméstica, pelo actor Daniel Richter, que ficou conhecido por ter feito o papel de “macaco líder” no filme de Kubrick, “2001: Odisseia no Espaço”. Mais tarde Richter viria a dirigir a fotografia do vídeo de John Lennon para a famosa Imagine.

Apesar de tudo isto, musicalmente os 2 álbuns são muito diferentes entre si. Enquanto o álbum de John Lennon segue uma linha pop/rock sem grandes surpresas (não no mau sentido), o de Yoko Ono é experimental/avant-garde de uma ponta à outra. Ono explora vocalizações inspiradas em técnicas japonesas e o seu álbum deve muito à improvisação. E apesar de inicialmente “Yoko Ono/Plastic Ono Band” não ter sido muito bem aceite pela crítica, acredito que tenha inspirador para uma boa quantidade de gente até aos dias que correm.

Num último aspecto essencial são parecidos: são os dois óptimos álbuns.

FPL 9000

Anúncios

~ por FPL 9000 em 180110.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: