Viver do coração

Farto da ganância e hipocrisia que regem a sociedade actual, um norte-americano chamado Daniel Suelo decidiu tomar uma grande decisão na sua vida: viver sem dinheiro no país mais capitalista do mundo – os Estados Unidos da América. Fê-lo, e vive assim desde o Outono de 2000.

Apesar do seu estilo de vida, Suelo diz não ser contra a tecnologia (pois acredita que seria possível esta existir numa sociedade sem dinheiro), e por isso criou um site onde se dá a conhecer, a si e às suas ideias, e a partir do qual mantém contacto com o mundo. Deu-lhe o nome de “Living Without Money” e lá expõe as razões que o levaram a querer viver dessa forma – conta-nos um pouco da sua vida desde a infância fortemente marcada pela religião, passando pela descoberta da hipocrisia que está disseminada por toda a Igreja, pela depressão que estava a tomar conta dele, até às viagens ao Alasca e Índia que o ajudaram a pôr fim aos dilemas que o assolavam dia-a-dia, através de uma forma de vida alternativa.

Mesmo para Suelo esta não foi uma tarefa fácil (nem óbvia). Houve um caminho que teve que percorrer desde o momento em se apercebeu que para sair da sua depressão tinha que simplificar os seus pensamentos – o que o fez começar a libertar-se das coisas que tinha, visto ele ter notado que os seus pensamentos estavam quase sempre relacionados com algo material e/ou desnecessário – até se aperceber que podia realmente viver sem dinheiro.

Como se alimenta e desloca, onde arranja roupa, o que faz quando fica doente, o que vai fazer quando for mais velho, como é a sua vida social – são algumas das questões que surgem a todos. Para responder, Suelo criou uma área de perguntas frequentes no seu site, onde dá resposta a todas elas (e a mais algumas, já que ao que todo são 30 a perguntas respondidas).

Depois de ler os textos, noto algumas inconsistências no seu discurso também seria improvável não as haver; afinal, ele vive à sua maneira numa sociedade construída e pensada para se viver de uma totalmente diferente – e apresenta algumas ideias que quanto a mim são um pouco extremistas. No entanto, Suelo vive da forma que acredita ser a correcta, e admiro-lhe a coragem de tentar pôr em prática os seus ideais. Vejo-o também como uma espécie de pensador, devido à quantidade de questões com que se tem defrontado e tentado responder ao longo destes anos, de forma a ter um modo de pensar e viver cada vez mais coeso à medida que o tempo passa.

Site: http://sites.google.com/site/livingwithoutmoney
Blog: http://zerocurrency.blogspot.com

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 110410.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: