Coreia do Norte: Por Trás da Cortina do Medo

A propósito do mundial de futebol, a estação de televisão brasileira SBT, fez uma reportagem sobre a Coreia do Norte. Depois de muitas negociações conseguiram entrar no país. Toda a visita foi planeada ao pormenor pelos norte-coreanos, pelo que foi difícil para os jornalistas  brasileiros fazerem transparecer a realidade do dia-a-dia de um cidadão comum norte-coreano. Não lhes foi possível entrar em casa de nenhum, nem sequer entrevistar algum dos poucos que andavam pela rua – à excepção de alguns escolhidos, claro. Os guias acompanharam-nos 24 horas por dia, e muitos dos locais por onde andaram eram próprios para estrangeiros. Mas por muito pouco sobre a vida dos norte-coreanos que a reportagem consiga mostrar, já vale a pena, tendo em conta o país sobre o qual trata. E quanto mais não seja, mostra mais uma vez o controlo que o regime do Querido Líder exerce sobre tudo e todos, e o isolamento em que vive o seu povo.

A reportagem encontra-se divida em 6 parte no YouTube. A primeira está aqui, e depois é só ir seguindo os links do lado direito. Claro que tenho que fazer mais uma vez referência ao blog onde a encontrei, o sempre interessante Coreia do Norte – Um Segredo de Estado da jornalista Rita Colaço.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 190610.

2 Respostas to “Coreia do Norte: Por Trás da Cortina do Medo”

  1. Obrigado pela divulgação, já vi e é interessante. Pena eles não terem podido visitar mais sítios, tipo o Mausoléu do Kim Il-sung, mas é compreensível. Pyongyang surpreendeu-me, achava que era muito mais cinzenta, até parece uma cidade bonita. De qualquer maneira, quanto mais sei sobre a Coreia do Norte mais acho que o que a distopia descrita pelo Orwell no 1984 já convice connosco na Terra…

  2. Pois, um dia gostava de encontrar um documentário com mais informações, mas é difícil. Experimenta ver Pyongyang no Google Maps, é engraçado – mas repara-se que é uma cidade muito vazia. Até tem alguma beleza, mas acho-a muito cinzenta. :P Sim, é impossível ver qualquer coisa sobre a Coreia do Norte, sem vir à cabeça o “1984”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: