Coração no passado, cabeça no presente

Por opção ou não, “IV”, o disco que Tiago Guillul editou em 2008, era um álbum bem mais lo-fi que a maioria dos que já nessa altura saíam das mãos dos seus “irmãos” da FlorCaveira. Mas o que é certo é que apesar do maior cuidado na produção que terá havido em “V” – e daí, essa estética ter praticamente desaparecido – as canções deste disco continuam marcadas por uma certa simplicidade que sabe bastante bem.

Guillul abre o seu mais recente trabalho em grande (depois de uma espécie de introdução chamada Agora) com uma das melhores canções de “V”, o single São Sete Voltas para a Muralha Cair. Esta canção é um dos melhores exemplos do que falei relativamente à produção; até tem uma certa grandeza a fazer lembrar Samuel Úria e ainda para mais conta com a participação do profeta do “panque-roque”, Joaquim Albergaria, que lhe ofereceu uns valentes agudos. Mas o ex-Vicious Five (e agora PAUS) não foi o único convidado de Guillul – pouco depois surge um fã da FlorCaveira, Rui Reininho, em Nabucodonosor (nome de um governante do império babilónico) – longe de ser a mais interessante canção do disco, mas com certeza a que transporta em si mais tropicalidade, ou até mesmo uns ares dos Vampire Weekend. Mas antes de se chegar à voz dos GNR há que ultrapassar A Febre em 1993: um hino à nostalgia (que segundo Guillul é a nova pornografia) em 3 minutos de festa, com um refrão peganhento e para mim o grande momento de “V”. Depois há coisas mais sérias em Canção para o Doutor Soares, também uma Praia Verde para a classe média e ainda uma visão de uma rapariga de 5 anos em Canção para a Maria Não Furar as Orelhas (esta com a participação de João Só). E não esquecer a excelente Roma e Avinhão, onde se salta à vista um dos pontos fortes deste músico: a sua simpática voz.

No meio dos afazeres enquanto homem de família, fundador da já referida editora e ainda pastor Baptista, Guillul fez de “V” um dos melhores álbuns nacionais do ano até ao momento, com uma pop simples e muito recomendável. E se 2010 ainda precisava de música para o Verão que está aí em força, Guillul já tratou do assunto.

FPL 9000
Anúncios

~ por FPL 9000 em 070710.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: