2011: Os concertos

Agora que o ano de 2011 está perto do fim e que tudo indica que já não irei a mais nenhum concerto até ao seu final, deixo aqui a habitual lista dos concertos que mais gostei de assistir nos últimos 12 meses.

Este ano tive a sorte de poder ver muitas das bandas que mais queria ver ao vivo e que ainda não tinha tido oportunidade. 2012 ainda não começou e já vai pelo mesmo caminho: Björk, Radiohead e Jeff Mangum. Para quando um regresso dos My Bloody Valentine?

Aqui fica a lista com um top 5 e depois mais outros 5 que também destaco.

1. Crystal Castles (Paredes de Coura) Para mim a grande descoberta de 2011. Dois álbuns fenomenais que me tinham escapado e um concerto do outro mundo num espaço pequeno demais para eles que ainda intensificou mais a coisa. Mas fico à espera de um regresso num sítio mais apropriado.

2. Mogwai (Paredes de Coura) Surpresa total. Pouco ou nada conhecia da banda e convenceu-me ao fim de poucos minutos. Um dos melhores concertos a que já pude assistir. Uma força que raramente se sente.

3. Battles (Paredes de Coura/Casa da Música) 4 anos depois do fantástico “Mirrored”, os norte-americanos finalmente estrearam-se por cá e logo em dose dupla. Se em Paredes de Coura foi intenso, imagine-se na Casa da Música, em sala fechada e com mais tempo só para eles.

4. HEALTH (MusicBox) Pus na minha lista dos melhores concertos do ano passado, a passagem dos HEALTH pela Casa da Música, no primeiro lugar. E agora gostei mais.

5. Blonde Redhead (Paredes de Coura) Depois de os ver de novo ao vivo, confirma-se, são fantásticos. Não percebo como passam ao lado de tanta gente. Mereciam mais destaque. Grande banda!

Peter Hook (Casa da Música)
Foals (Alive)
TV on the Radio (Alive)
…And You Will Know Us by the Trail of Dead (Paredes de Coura)
Mão Morta (Casa das Artes)

~ por FPL 9000 em 101211.

5 Respostas to “2011: Os concertos”

  1. 1. Roger Waters: The Wall
    2. Death From Above 1979
    3. HEALTH
    4. Linda Martini (na ZDB)
    5. Arcade FIre
    6. Pulp
    7. Crystal Castles
    8. Battles
    9. Foo Fighters
    10. Primal Scream

    Menções honrosas:

    The Chemical Brothers
    Gold Panda+Erol Alkan+Boys Noize
    Arctic Monkeys
    El Guincho
    Rodrigo Leão
    Portishead
    Animal Collective
    Omar Souleyman
    Mogwai

    Mais ou menos é isto. Tenho a dizer que Trail of Dead foi dos concertos que menos me interessou o ano todo (mais aborrecido só Wild Beasts, acho). Quanto a Crystal Castles, o concerto de 2010 continua a ser o melhor de sempre, não o bateram em Paredes. As menções honrosas estão apenas pela ordem em que assisti aos concertos, se bem que os três de Paredes são provavelmente os que mais gostei, seguidos de Portishead que só não estão mais altos na lista porque eu estava num local um pouco manhoso.

    Ainda não fiz a lista de álbuns…

  2. Mal coloquei a lista surgiram sérias dúvidas em relação ao lugar dos Arcade Fire… o mais provável é que o que senti no concerto faça com que mereça a 3ª posição.

    • Temos muita coisa em comum. Mas discordamos em Trail of Dead – eu gostei muito do concerto, e já os tinha visto e agora ainda gostei mais. :p

      E vi que puseste aí Animal Collective. Desta vez não os vi, mas quando os vi nem sabia bem o que pensar, apesar de ser grande fã deles.

      Ok, fico à espera da lista dos álbuns, depois mostra-me. Olha que ano passado fizeste-me descobrir uma banda que agora adoro, e posso dizer que é uma das minhas preferidas! lol

      Daí vou descobrir o Rodrigo Leão que nunca ouvi nada dele. Já reparei que és fã.

  3. A minha cena com o Rodrigo Leão começou este ano. Há algum tempo que sou fan de Sétima Legião, está no meu top 3 de bandas nacionais (com Ornatos e Linda, obviamente). Por seu lado, a minha mãe é fan do Rodrigo Leão a solo há anos mas eu nunca liguei muito. Ora, este ano quando soube que ele ia ao SBSR, e adorando eu os Sétima Legião, decidi que era a altura certa para ver se gostava por isso pedi uns álbuns à minha mãe e fui ouvir. Foram o Alma Mater e o Cinema e de facto gostei imenso. Ainda não ouvi outros dele, mas esses dois são muito porreiros, recomendo-te!! Depois partilha a opinião com que ficares deles…

    E sim, Animal Collective foi weird, mas mesmo assim gostei muito, foi uma experiência diferente.

    Quando tiver a lista de álbuns pronta coloco-a nos comments do teu post sobre os discos também.

    • Eu nem Sétima Legião conheço. Mas vou começar por ouvir esses dois álbuns que me falaste. E depois digo-te o que achei.

      Ok, fico atento a isto. :)

Deixe uma Resposta

 
